Exposição de Mar de Morro de Pedro David - Santa Tereza Tem
Logo

Agenda

Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Exposição de Mar de Morro de Pedro David

15 jun, 2022 as 08:00 24 jul, 2022 as 17:00

BDMG Cultural recebe exposição de Pedro David

Intitulada “Mar de Morro”, a mostra apresenta uma série de fotografias do artista visual mineiro. A abertura ocorre na próxima quarta-feira, 15 de junho, na Galeria de Arte e em plataforma exclusiva

De 15 de junho a 24 de julho, o BDMG Cultural sedia a exposição “Mar de Morro”, uma série de fotografias do artista visual Pedro David. A mostra estreia nesta quarta, 15 de junho, a partir das 19h, na Galeria de Arte BDMG Cultural e também na plataforma mostrasbdmgcultural.org. (Assista ao teaser da mostra aqui).

Serra do Abreu, Pico do Itabirito, Pedra da Mina e tantas outras ambiências são retratadas em marcas deixadas por inúmeros montes de areia, brita, terra às paredes em transformação. Associada a isso, em outra etapa, a mutação urbana provocada pelos moradores também reflete as constantes ocupações, que ajudam a compor os cenários.

“Com fotografias sem profundidade, volume ou fato direto, lanço meu grito pelas serras e morros de Minas Gerais, crio imagens pictóricas que me parecem mais palatáveis que as imagens que poderia criar a partir das paredes das minas, que nada mais são que restos da geografia mineira desmontada. São registros fictícios, nas paredes em construção, daqueles morros, que desapareceram na paisagem, “logo ali atrás”. As fotografias recebem títulos de serras e morros existentes, ameaçados pela ganância humana, que mira seu rico teor mineral”, destaca o artista Pedro David.

Além das fotografias da série, a exposição conta também com uma grande imagem de satélite, em alta resolução, composta por cerca de 300 impressões de tela do Google Maps, de uma região de cerca de 1000km2, sobre o campo de trabalho visitado para sua realização. 

Selecionada em edital de concorrência pública de artes visuais, realizado entre outubro e dezembro de 2021, a mostra “Mar de Morro” reflete sobre a produção de minério no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais em múltiplas dimensões de percepção. Pedro David é o segundo artista a se apresentar no Ciclo de Mostras 2022 que, durante todo o ano, vai receber mais duas exposições: da dupla Bárbara Lissa e Maria Vaz e da Massuelen Cristina. A temporada começou com a mostra “Faca , palavra e outras coisas para lamber”, do artista Bruno Rios. Todas as exposições serão realizadas de maneira híbrida, na Galeria de Arte BDMG Cultural, sediada em Belo Horizonte, e em plataforma virtual exclusiva.

Sobre o artista

Natural de Santos Dumont, Pedro David é jornalista, formado pela PUC-Minas em 2001. Cursou pós-graduação em artes plásticas e contemporaneidade na Escola Guignard – UEMG, em 2002. Dedica-se a interpretar relações entre o homem e seu ambiente, seja natural, rural ou urbano. Busca, através de figuras de linguagem, como a metáfora e a metonímia, aliar estética, e política para criar diversos formatos de fotografias, vídeos, livros e esculturas. Sua atuação parte de ambientes pessoais e traslada-se física e conceitualmente por diversas esferas da vida contemporânea. Publicou os livros Homem Pedra (Origem, 2020), 360 Square Meters (Blue Sky Books, 2015), Fase Catarse (Autor – 2008), O Jardim (Funceb, 2012), Rota Raiz (Tempo D’Imagem, 2013) e Paisagem Submersa (Cosac Naify, 2008). Participa de coleções e museus, como: Art Museum of the Americas – OAS – EUA; Bibliotèque Nacionale de France – França; Museu de Arte do Rio – MAR – RJ ; Coleção Joaquim Paiva – MAM-Rio; Musée du Quai Branly – França; MAM – SP; Museu Nacional da República – DF.

Funcionamento da Galeria de Arte 

A Galeria de Arte BDMG Cultural funcionará diariamente, incluindo sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. Às quintas-feiras, exclusivamente, o espaço terá o funcionamento das 10h às 21h. O uso de máscara é recomendado em toda a visitação.

Serviço

Mostra “Mar de Morro”, de Pedro David

Período: 15 de junho a 24 de julho

Onde: Galeria de Arte BDMG Cultural (Rua Bernardo Guimarães, 1600 – Lourdes) e na plataforma mostrasbdmgcultural.org.

Horário: diariamente das 10h às 18h. Quintas-feiras: das 10h às 21h. Na abertura, excepcionalmente, das 19h às 22h. Entrada gratuita

Livre

Galeria de Arte do BDMG Cultural

Rua Bernardo Guimarães 1600, Lourdes
Belo Horizonte, Minas Gerais Brazil
+ Google Map

Anúncios